Por que o desodorante aerossol parece frio em contato com a pele?

Uma das características mais marcantes dos produtos aerossóis, que provavelmente você já deve ter percebido, são os jatos de spray, que saem gelados durante as aplicações. Você já se perguntou porque isso acontece? Nós temos a resposta!

Neste artigo, a Aercamp te explica essas situações e curiosidades sobre os aerossóis. Siga a leitura!

Explicando o aerossol

Carro-chefe na produção da Aercamp, o aerossol é definido de forma geral como a mistura de dois líquidos guardados na mesma lata.

O primeiro é o produto em si – pode ser creme de barbear, desodorante, tinta, inseticida ou diversos produtos. O segundo é como o gás propelente – substância capaz de impulsionar o produto de dentro da lata para fora, em formato de spray.

Isso só é possível porque o propelente é classificado como um gás líquido. E é por causa deste gás líquido que o produto sai com força em formato de spray.

No interior da lata de aerossol, a pressão fica tão grande que o gás usado como propelente fica comprimido e se transforma em líquido. Como isso, ele se mistura com o produto.

Enquanto o frasco não é acionado, os dois líquidos ficam guardados dentro da lata, juntos. No momento em que a válvula é apertada, tudo se transforma. A pressão do frasco diminui e uma parte do gás líquido propelente se expande com força total, virando gás de verdade.

Sendo assim, como o volume fica grande para a embalagem, ele escapa com muita velocidade, resultando na disseminação do produto para a fora da lata.

Mas porque a lata fica gelada?

Toda transformação interna que acontece na lata de aerossol influencia diretamente na temperatura do item. Quando os fracos são chacoalhados, as moléculas dos gases líquidos também se agitam.

Esse processo faz com que parte delas arrumem algum espaço dentro da própria lata para se expandir.

Para que a substância consiga passar do estado líquido para o gasoso, ela precisa consumir energia de algum lugar. E no caso das latas de aerossol, a energia é tirada do calor do metal da própria lata – e é por esse motivo que a temperatura fica gelada.

O ideal é que ele seja usado com rapidez, em uma distância adequada ao local da pele em que o produto será exposto, a fim de que a substância seja espalhada de maneira uniforme.

Curiosidades sobre o spray

Embalagem Não é à toa que as latas de aerossol possuem o fundo côncavo, ele tem uma finalidade.  Por conta da pressão interna e expansão das moléculas no momento de acionar o spray, esse fundo côncavo garante que a expansão do gás não deforme a lata.

Dose certa – Outra característica marcante em alguns produtos aerossóis é o barulho que se ouve no momento em que chacoalha a lata. Esse barulho é de uma pequena bolinha de metal que ajuda os dois gases se misturarem e serem expelidos na mesma proporção.

Uso total do produto – O responsável por fazer com que o líquido seja usado por completo é um tubo, que tem sua abertura voltada para o fundo da lata, no qual o produto líquido é interrompido e sai na forma de um jato de aerossol.

Conheça nossos produtos e processos

A tecnologia em aerossol é capaz de agregar valor e diversificar a linha de produtos do seu negócio. A Aercamp é uma empresa com foco em oferecer produtos exclusivos para os clientes, bem como os processos de Industrialização, Compra Direta e Full Service.

Para saber mais sobre os assuntos, clique aqui e escolha a melhor maneira de entrar em contato com nossa equipe. Caso você deseje acompanhar os bastidores da empresa e ficar por dentro das novidades, nos siga no Instagram ou curta nossa página no Facebook.

Rolar para cima
× Dúvidas, sugestões ou reclamações